segunda-feira, 11 de abril de 2011

Desperdício

Os motoristas europeus desperdiçam anualmente cerca de 2,8 bilhões de euros, apenas por andarem com os pneus descalibrados. A constatação é resultado de uma pesquisa feita pela Bridgestone, que checou as condições dos pneus em 38 mil carros de nove diferentes países.
Andar com a pressão abaixo da recomendada leva a um desperdício de dois bilhões de toneladas de combustível e também prejudica a qualidade do ar: os ambientalistas calculam que o descuido despeja 4,8 milhões de toneladas adicionais de gás carbônico na atmosfera.
A Bridgestone revelou que os testes realizados mostram que 7,5% dos carros tinham pneus com pressão perigosamente baixa e 0,5% já estavam na faixa considerada crítica.
Quase 12% dos pneus verificados estavam apresentavam gasto além do mínimo de 1,6 mm de altura na banda de rodagem e 2% estavam ao mesmo tempo gastos em demasia e com pressão baixa.
Baixa pressão, alto consumo - Segundo a fabricante de pneus, muitos motoristas não têm noção de que os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo e que andar com pneus pouco inflados, além de perigoso aumenta consideravelmente o consumo e as emissões de CO2.
A pressão dos pneus influencia fortemente a resistência ao rolamento dos veículos, um fator chave no consumo de combustível. Dependendo do tipo de piso e modo de dirigir, a resistência ao rolamento consome entre 18% e 26% da força do motor, influenciando diretamente na eficiência e emissões do carro. Andar com pneus abaixo da pressão e simultaneamente gastos além do limite é duplamente perigoso. Além disso, a baixa pressão também leva a um gasto maior da banda de rodagem, reduzindo a durabilidade dos pneus.


fonte uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário